PL 223/2017 – Criação de novas Ciclofaixas

CAM02583

Trecho da ciclovia da av. Paulista

   Conforme o site da Camara Municipal, este projeto diz que “O objetivo é criar critérios para a implantação das ciclovias, incluindo as ciclofaixas e faixas compartilhadas (ciclorrotas)“.

     Além disso, ainda conforme o site, “o texto diz que o sistema cicloviário paulistano cresceu de forma muito rápida e desordenada, sem levar em conta a logística de ocupação urbana e as atividades econômicas da cidade. Os vereadores apontam para o fato de que, em vários casos, vias comerciais inteiras foram afetadas por ciclovias ou ciclofaixas sem necessidade, por falta de demanda“.

     E mais, “não há uma integração efetiva com modais de transporte, como prevê a legislação vigente. Além disso, o documento cita casos denunciados na imprensa onde algumas ciclovias atrapalham ou colocam pedestres e os próprios ciclistas em situação de risco“.

     Conforme o site Governo do Brasil “Os Principais pontos da Política Nacional de Mobilidade Urbana são: a prioridade dos modos de transporte não motorizados e dos serviços públicos coletivos sobre o transporte individual motorizado; a restrição e controle de acesso e circulação, permanente ou temporário, de veículos motorizados em locais e horários predeterminados; o estabelecimento de padrões de emissão de poluentes para locais e horários determinados, podendo condicionar o acesso e a circulação aos espaços urbanos sob controle; a possibilidade de cobrança pela utilização da infraestrutura urbana, para desestimular o uso de determinados modos e serviços de mobilidade; a dedicação de espaço exclusivo nas vias públicas ao transporte público coletivo e a modos de transporte não motorizados; e o direito dos usuários participarem do planejamento, da fiscalização e da avaliação da política local de mobilidade urbana“.

     Diante destas questões, a vereadora foi contra o Projeto de Lei, ou seja, para ela o que existe estaria bom ? Satisfaz aos ciclistas e usuários ?

     Sou contra esse voto da vereadora, pois a cidade precisa realmente de novas ciclovias/ciclofaixas que se integrem de forma a facilitar e mesmo incentivar o uso deste transporte que trará cada vez mais  melhoria nas condições do ar e nos congestionamentos da cidade, além é claro da melhoria cardiorespiratória a todos usuários. Acho que o melhor voto seria “Sim” para que com as AP´s o projeto poderia ser melhorado conforme a lei federal de mobilidade urbana e viabilizado para nossa cidade.       

Fontes: Site da Camara Municipal de São Paulo e site do Governo do Brasil

Foto de Wilson Takeo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s